• PET Biblioteconomia promove ações em Escola de Ensino Fundamental

19 de novembro de 2018 por

Na último dia  18 de outubro, foi realizado na Escola de Ensino Fundamental Tabelião Expedito Pereira dois dos projetos de extensão do PET Biblioteconomia: Quem Conta um Conto e Bibliocine.

O projeto Quem Conta um Conto faz parte dos eixos Ensino, Cultura e Extensão e tem como público alvo crianças. O objetivo do projeto é promover um momento de entretenimento educacional diferenciado dos que elas têm no dia a dia, de forma a incentivar a leitura e escrita. Nesse projeto, selecionamos um local que fique, de certa forma, a margem da sociedade Juazeirense e promovemos diversas brincadeiras educacionais como: contação de história, jogos, dinâmicas educativas, além de levar uma biblioteca móvel recheada de livrinhos infantis para que as crianças tenham contato, tudo feito com o objetivo de mostrar como a leitura pode ser divertida e, ao mesmo tempo, contribuir no desenvolvimento educacional.

O Bibliocine faz parte dos eixos Ensino e Cultura e tem como objetivo a exibição de filmes que instiguem a reflexão e o compartilhamento de conhecimento entre os participantes, o que proporciona um momento de lazer direcionado. O seu público alvo são os discentes e docentes do curso de Biblioteconomia e aos demais cursos que possam ter interesse em participar desta ação. Exclusivamente nesta ação, o Bibliocine foi reformulado para unir com o Quem Conta um Conto, levando a história “A Cigarra e a Formiga” e visando a interpretação e percepção das crianças sobre o filme animado, além das brincadeiras educativas voltadas para a leitura.
Trabalhamos com duas turmas de 3° ano do ensino fundamental, no qual uma turma ficou com o Bibliocine, onde foi exibido um curta-metragem de “A Cigarra e a Formiga” e, após a exibição, houve a mediação de cinema, brincadeiras de leitura e escrita como “caça-palavras”, “palavra-mágica”, “mural da história”, “dado silábico” instigando a memória e a comunicação das crianças. A outra turma que ficou com o Quem Conta um Conto assistiu a essa fábula em forma de contação de história, logo após dividiram-se em grupos com revezamento entre brincadeiras como “conte o seu conto”, “gira-gira”, “forma palavra”, as quais em todas elas praticaram a leitura e na “parada obrigatória” que é nossa biblioteca itinerante contendo gibis e livros onde as crianças têm acesso livre para lerem o que quiser.

Ao final da ação, foram distribuídos livrinho, caderno e lápis a cada uma das crianças, como forma de deixar uma lembrança e incentivo a escrita.