• PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PID

  • Voltar

            O  PID possibilita o engajamento do estudante em atividades de ensino, com o propósito de desenvolver suas habilidades docentes, bem como uma visão globalizada da disciplina, além de vivências que envolvam múltiplas relações entre teoria e prática, sob acompanhamento e supervisão de um professor-orientador. Proporciona, através de suas ações junto aos demais estudantes, melhorias no rendimento acadêmico.

Formulários PID 2023:

Envio de frequência – Monitores Remunerados e Voluntários PID 2023.

As frequências dos monitores devem ser enviadas exclusivamente pelo Módulo Monitoria do SIGAA, conforme orientações do MANUAL PARA O MONITOR PID.

***A Frequência do/a Monitor/a PID deverá ser encaminhada mensalmente a Cfor/Prograd, via Módulo Monitoria do SIGAA.

****Em caso de bolsa, o(a) referido(a) aluno(a) declara ainda estar ciente de que, no caso de receber qualquer valor da bolsa indevidamente, após o desligamento, este terá de efetuar a devolução do valor, através de Guia de Recolhimento da União - GRU.
Objetivos do PID

a) Contribuir para o processo de formação do estudante de graduação;
b) Proporcionar a participação do estudante monitor nas atividades docentes, sob acompanhamento e supervisão do professor-orientador;
c) Facilitar a interação entre estudantes e professores-orientadores nas atividades de ensino visando ao desenvolvimento da aprendizagem;
d) Proporcionar ao monitor uma visão globalizada da disciplina e vivências da relação entre teoria e prática;
e) Possibilitar o engajamento do estudante em atividades de ensino com o propósito de desenvolver suas habilidades docentes, no que diz respeito igualmente ao aspecto metodológico e reflexivo da atividade de ensino.

.

Assinatura Conjunta Cfor_01-01