pet

O Programa de Educação Tutorial – PET  tem como objetivo promover a formação ampla e de alta qualidade acadêmica dos estudantes de graduação, estimulando a fixação de valores que fornecem a cidadania e a consciência social de todos os participantes, bem como a melhoria dos cursos de graduação e a inovação das práticas pedagógicas vigentes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

I – Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior na Universidade Federal do Cariri (UFCA);

II – Estimular a melhoria do ensino de graduação por meio:
a) do desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas;
b) do desenvolvimento de ações que procurem integrar ensino, pesquisa, extensão e cultura;
c) da atuação dos bolsistas como agentes multiplicadores, disseminando novas ideias e práticas entre o conjunto dos alunos do curso;
d) da integração dos bolsistas do Programa com o corpo docente e discente da instituição, inclusive em nível de pós-graduação, quando for o caso.

III – Oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, visando à formação de um profissional crítico e atuante, orientada pela cidadania e pela função social da educação superior, por meio:
a) do desenvolvimento de ações coletivas e capacidade de trabalho em grupo, orientados pelos objetivos da aprendizagem cooperativa;
b) da facilitação do domínio dos processos e métodos gerais e específicos de investigação, análise e atuação da área de conhecimento acadêmico-profissional;
c) do envolvimento dos bolsistas em tarefas e atividades que valorizem o diálogo entre teoria e prática;
d) da discussão de temas éticos, sociopolíticos, científicos e culturais relevantes para o país, para o exercício profissional e para construção da cidadania;
e) da promoção da integração da formação acadêmica com a futura atividade profissional, especialmente no caso da carreira universitária, através de interação constante com o futuro ambiente profissional.

IV – Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação;

V – Contribuir com a política de diversidade na instituição de ensino superior – IES, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero.

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