Assinatura Conjunta Cfor_02-01-01

A Coordenadoria Para o Fortalecimento da Qualidade do Ensino – CFOR foi idealizada e planejada no ano de 2014, com o intuito primordial de discutir e repensar ações que impactem no ensino aprendizagem a fim de desenvolver, implementar e acompanhar os diversos Projetos de Ensino da PROGRAD: Programa de Iniciação à Docência – PID, Programa de Educação Tutorial – PET, Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE e Programa de ensino extensão – PEEX, além de promover ações voltadas à Aproximação da Universidade com as Instituições de Ensino Médio da região do Cariri e adjacências.

 

sugestão de novo Organograma


COORDENAÇÃO

A Coordenadoria Para o Fortalecimento da Qualidade do Ensino – CFOR foi idealizada e planejada no ano de 2014, com o intuito primordial de discutir e repensar ações que impactem no ensino aprendizagem a fim de desenvolver, implementar e acompanhar os diversos Projetos de Ensino da PROGRAD: Programa de Iniciação à Docência -PID, Programa de Educação Tutorial – PET, Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE e Programa de ensino extensão – PEEX, além de promover ações voltadas à Aproximação da Universidade com as Instituições de Ensino Médio da região do Cariri e adjacências.


ATRIBUIÇÕES

  • Estabelecer espaço dialógico com a secretaria de educação do estado, além das credes da região, conhecendo as principais demandas dos espaços.
  • Manter um espaço dialógico comas demais Pró- reitorias fins, unidades acadêmicas da UFCA e respectivos núcleos de conhecimento, com a finalidade de criar ações transversais.
  • Pensar Indicadores para o fortalecimento do ensino.
  • Dar suporte aos gerentes das respectivas divisões da CFOR.
  • Gerenciar o site da CFOR;
  • Confecção de Atas, Portarias, Memorandos, Ofícios e e-mails.
  • Agendar, comunicar e participar como membro das reuniões do Comitê Local de avaliação e Acompanhamento – CLAA e do Grupo de Trabalho de Monitoria-GTM;
  • Participação em eventos, congressos e encontros como representante do Programa de Bolsas da CFOR/PROGRAD;
  • Implementar medidas e políticas para melhoria dos programas de bolsa da PROGRAD junto a divisão de ensino aprendizagem.


DIVISÃO DE PROGRAMAS ACADÊMICOS

  • Auxílio na elaboração dos Editais dos Programas Acadêmicos;
  • Auxílio logístico nas etapas de envio para análise dos Projetos dos programas acadêmicos vinculados a CFOR/PROGRAD;
  • Contatos com bolsistas e professores-orientadores e tutores de bolsas da Pró-Reitoria de Ensino;
  • Acompanhamento, registro e organização dos arquivos físicos e virtuais da CFOR e atualização anual de checklist;
  • Emissão de declarações/certificados das bolsas para alunos e professores-tutores;
  • Recepção de documentos/ providências: admissão e desligamento de alunos bolsistas;
  • Acompanhamento das frequências dos estudante vinculados aos programas da CFOR/PROGRAD;
  • Recepção e Registro dos Relatórios Anuais dos Projetos de Ensino;
  • Assessoria na análise dos relatórios anuais dos projetos.


DIVISÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Agenda de planejamento anual para discutir políticas direcionadas aos programas vinculados a CFOR/PROGRAD;
  • Fortalecimento dos programas acadêmicos: PACCE, PEEX, PID e PET;
  • Pensar novos programas com base em indicadores da CGDA;
  • Acompanhar as ações realizadas pelo PIBID e residência pedagógica dando suporte quando necessário;
  • Aproximar as atividades do núcleo de apoio Psicopedagógico-NUAP/DAE;
  • Elaboração de projetos que visem cursos de formação para os professores do ensino médio e professores da UFCA;
  • Implementar medidas e políticas para melhoria dos programas de bolsa da PROGRAD e dos processos de ensino e aprendizagem


DIVISÃO DE APROXIMAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E O ENSINO MÉDIO

  • Promover a aproximação entre a Universidade e o Ensino Médio por meio de diversas ações dentro das escolas de ensino médio localizadas nas cidades da região do Cariri e em seu entorno;
  • Identificar demandas de cursos voltados para os professores da escolas de ensino básico e necessidade de cursos voltados para os docentes da UFCA;
  • Criar parcerias com órgãos internacionais como a Unesco, ampliando o impacto das ações;
  • Realizar ações referentes ao pacto nacional do Ensino Médio;
  • Gerenciar o grupo de alunos que farão as ações nas escolas;
  • Articular junto a comissão da Mostra UFCA a feira das Profissões;
  • Articular junto a CREDE 19 o Ceará Científico;
  • Tentar captar recursos por meio de editais de apoio a eventos;
  • Articular as ações desenvolvidas no PIBID com as ações nas escolas;
  • Olimpíadas Caririense de ciências.

Coordenador: Prof. Edson Otoniel da Silva
Divisão de Programas Acadêmicos: Waltermberg Barbosa
Divisão de Aproximação entre a Universidade e o Ensino Médio: Prof. Lucas Romário da Silva
Apoio: Meurivone Palácio Arrais

Contatos da Coordenadoria para Fortalecimento da Qualidade do Ensino (CFOR):
Telefone: (88) 3221-9267
E-mail: cfor.prograd@ufca.edu.br