• Projetos de Monitoria PID agora podem ser submetidos de forma contínua

14 de dezembro de 2023 por

A Pró-reitora de Graduação (PROGRAD/UFCA) informa que a partir de janeiro de 2024 os(as) docentes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) podem cadastrar Projetos de Monitoria do Programa de Iniciação à Docência (PID) de forma contínua, através do Módulo Monitoria do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Neste primeiro momento estarão abertas as vagas para a categoria não remunerada.

A chamada interna tem como objetivo facilitar o cadastramento contínuo de projetos de monitoria a partir do período letivo 2023.2, com inscrições online das propostas no período do dia 1º ao 10º de cada mês, a partir do dia 01/01/2024. Para ver o edital completo, clique aqui.

Docentes efetivos da UFCA podem participar com a implementação ou renovação de Projetos de Monitoria. Podem submeter projetos docentes efetivos da UFCA com a carga horária de trabalho de 20h (vinte horas) ou 40h (quarenta horas), com Dedicação Exclusiva e que estejam em pleno exercício do magistério. A proposição e/ou orientação de projetos por professores substitutos não são permitidas. Para ver o passo a passo de como submeter as propostas, veja o Tutorial orientador para submissão de Projetos de Monitoria.

O objetivo do programa é promover a interação entre estudantes e professores-orientadores, visando ao desenvolvimento da aprendizagem. Além disso, busca proporcionar aos monitores uma visão abrangente da disciplina, integrando as dimensões teórica e prática da experiência de ensino e aprendizagem. O engajamento dos estudantes em atividades de ensino, com foco no desenvolvimento de habilidades docentes, também é um dos propósitos do PID.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenadoria para o Fortalecimento da Qualidade do Ensino (CFOR) através do e-mail: cfor.prograd@ufca.edu.br

Créditos da imagem: DCOM/UFCA.