• Mudanças no SISU: Prograd apresenta principais atualizações durante reunião do Fórum de Graduação (FORGRAD)

19 de dezembro de 2023 por

As mudanças que passam a valer em 2024 para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) foram apresentadas a coordenadores(as) de cursos de graduação e docentes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) durante reunião do Fórum de Graduação (FORGRAD), realizada nesta terça-feira (19/12).

📌 A principal modificação está relacionada a atualização de Lei de Cotas, pois foi criada uma modalidade de concorrência específica para Quilombolas. O preenchimento de vagas agora fica assim: o(a) candidato(a) cotista concorre primeiramente às vagas destinadas à ampla concorrência e se a nota não for suficiente, passa a concorrer às vagas reservadas para pessoas pretas, pardas e indígenas (PPI); quilombolas (Q); pessoa com deficiência (PCD) e escola pública (EP).

📌 Redução de renda: metade das vagas reservadas aos cotistas serão destinadas aos estudantes com renda familiar (per capita) de até um salário mínimo (R$ 1.320,00). Antes a renda familiar exigida era R$ 1.980,00.

📌 Auxílio Estudantil: estudantes que optarem pelas cotas terão prioridade para receber bolsa de permanência e quaisquer outros tipos de auxílio estudantil.

📌 Facilidade na matrícula: a Prograd reduziu de 15 para 09 o número de formulários anexos no edital, além de excluir 09 documentos que eram obrigatórios.