• Anais do SEMIPROENSINO anteriores foram disponibilizados na plataforma Ebooks UFCA

  • Voltar
27 de julho de 2023 por 

A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) promove anualmente o Seminário dos programas acadêmicos de ensino (SEMIPROENSINO), um evento que visa viabilizar a participação de estudantes vinculados aos Programas Acadêmicos de Ensino com a apresentação de relatos de experiências de suas atividades e proporcionar um espaço para diálogo e compartilhamento das experiências pedagógicas entre professores(as) e estudantes de Graduação. 

Os anais de todas as edições do SEMIPROENSINO realizadas de 2019 a 2022 estão disponíveis na Plataforma EBOOKS UFCA compilando trabalhos realizados junto ao Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), Programa de Educação Tutorial (PET), Programa de Iniciação à Docência (PID), Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (RP). 

A primeira edição do SEMIPROENSINO foi realizada em 2019 com o tema relatos de experiências pedagógicas: metodologias ativas e tecnologias inovadoras no ensino superior da UFCA, contou com 69 resumos expandidos e 64 resumos simples. Os resumos simples não foram compilados no ebook como anteriormente informado. 

No ano de 2021, ocorreram dois eventos, sendo que na segunda edição, referente às experiências do ano anterior, foi o ano que mais tiveram resumos com o total de 125, tendo como o tema as ressignificações em tempos de pandemia, com as apresentações dos trabalhos sendo feitas pelo canal de Youtube, por conta do isolamento social. A terceira edição, sob o tema resiliência para a aprendizagem, contou com 98 trabalhos apresentados em seções em salas virtuais . Em 2022 foram 100 trabalhos enviados, em um evento que contou com o tema Possibilidades à Aprendizagem.

O grande número de trabalhos comprova a importância dos programas acadêmicos, tendo em vista o engajamento, inovação e proatividade dos discentes e docentes na busca por diferentes métodos para o desenvolvimento da aprendizagem.  

O professor Marcelo Santiago, gerente da Divisão de Aperfeiçoamento do Ensino e Aprendizagem da CFOR, comentou que o SEMIPROENSINO deste ano será diferente dos anos anteriores. “Esse seminário será um pouco diferente, porque não terá só apresentações de trabalho, na verdade a ideia é que consigamos fazer um evento para cada programa acadêmico, permitir outras atividades como minicursos, oficinas, palestras e mesas redondas e propiciar um ambiente de reflexão sobre as ações realizadas junto a toda comunidade acadêmica”. O V SEMIPROENSINO irá acontecer entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro, e em breve os editais para envio dos trabalhos e cadastro de atividades será disponibilizado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *