• PETADM participa do XXIV Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (ENAPET 2019) em Natal-RN

29 de julho de 2019 por

O XXIV Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) aconteceu entre os dias 14 e 19 de julho na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de Natal-RN. O evento reuniu discentes, egressos e tutores em um ambiente de encontro com o propósito de discutir temas proeminentes relacionados à educação, pesquisa, extensão e formação cidadã. A presente edição, com o tema “Coesão e União: o PET como Instrumento de Transformação”, propôs uma reflexão sobre a participação ativa da comunidade PETiana no desenvolvimento acadêmico e social do país. Cabe destacar também que, em 2019, o Programa de Educação Tutorial (PET) completa 40 anos de existência.

O Programa de Educação Tutorial do curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (PETADM-UFCA), sendo o grupo PET mais antigo da UFCA, não poderia ficar de fora desse grandioso evento. Os petianos da Administração submeteram e aprovaram três trabalhos científicos (resumos expandidos) no encontro, referentes a Projetos desenvolvidos no decorrer de 2018, e que beneficiam a comunidade interna e externa à Universidade. Dessa forma, a petiana Fernanda Bastos viajou até a capital potiguar para representar o grupo e apresentar tais trabalhos no decorrer do evento. O primeiro trabalho, intitulado “Para onde foi o meu dinheiro? Contribuições do projeto Educação Financeira nas Escolas”, discute a importância da educação financeira pessoal direcionada aos jovens estudantes que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho, com o intuito de evitar tornarem-se adultos consumistas e descuidados para com a administração de suas finanças pessoais.

O segundo trabalho chama-se “GEPPET: Precisamos falar de pesquisa na graduação”, e aborda as contribuições do projeto GEPPET (Gestão dos Estudos e Pesquisas do PET) para a formação acadêmica e profissional dos membros do Programa, bem como da comunidade acadêmica.
E por fim, o terceiro trabalho, nomeado “Dinossauros e trilha: andanças pela cultura de Santana do Cariri”, fala da aproximação proporcionada pelo projeto Andanças Culturais aos petianos e comunidade acadêmica para com localidades que apresentem relevância histórica e cultural para a Região do Cariri Cearense. Abordando, mais especificamente, a edição realizada em junho de 2018, no Geossítio Pontal de Santa Cruz e no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, ambos localizados no município de Santana do Cariri – CE.

Além das apresentações de trabalhos, o ENAPET 2019 proporcionou aos participantes outras ações, como: oficinas, minicursos, encontros por atividades, grupos de trabalho, e assembleias para serem debatidas as melhores formas de fortalecer os PETs dentro das Instituições.

PETADM ENAPET 2019