18 de outubro de 2021 por 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (RP) se desenvolvem por meio da Coordenação de Pessoal de Nível Superior e do Ministério da Educação (CAPES/MEC). Ambos se embasam em estratégias didático-pedagógicas que vinculam teoria-prática, universidade-escola e formadores-formandos. A UFCA abriga ambos os programas, nos quais 48 estudantes, 6 professores-supervisores, 4 coordenadores de área e 1 coordenadora institucional compõem um projeto institucional do PIBID, enquanto outros 48 estudantes, 6 preceptores, 2 docentes orientadores e 1 coordenador institucional formam o Programa Residência Pedagógica. Estes discentes desenvolvem um plano de trabalho, em cada escola parceira e, para isso, são contemplados com uma bolsa, que lhes auxilia em seu processo formativo, nos seguintes núcleos: Filosofia, Música, Letras/Libras, Ciências, Pedagogia, Artes/Música e Interdisciplinar, os quais são ofertados pelos campi Juazeiro do Norte e Brejo santo.

No contexto da pandemia de Covid-19 estudantes e professores engajados nesses Programas mantiveram as atividades, de maneira coordenada e sistemática. Contudo, em setembro, último, fomos surpreendidos com o atraso no pagamento da bolsa, que, para a maioria de nossos discentes, se configura como importante auxílio para sua manutenção. Até o presente momento, ainda não obtivemos uma clara previsão da Capes quanto à efetivação do pagamento desse incentivo.  Nesse sentido, consideramos urgente o reexame da previsão orçamentária para ambos os Programas, sendo veementemente contrários aos cortes.

Professora Eunice Menezes (Coordenadora Institucional do PIBID/UFCA) Professor Márcio Mattos (Coordenador do RP/UFCA)    

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