• Bolsistas do PACCE UFCA visitam à E.E.E.P. Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste-CE

15 de agosto de 2019 por

No dia 01 de Agosto de 2019, os bolsistas do PACCE UFCA visitaram a E.E.E.P Alan Pinho Tabosa, a fim de conhecer mais sobre a aplicação da Atividade Cooperativa em uma escola cearense. A Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa está situada no município de Pentecoste (CE) e atende 521 alunos de cinco municípios da região, predominantemente oriundos da zona rural. Em funcionamento desde 2012, a escola estabeleceu-se inicialmente como uma parceria entre a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), que se responsabiliza pela implantação da Aprendizagem Cooperativa em sala de aula e pela orientação e gestão pedagógica da escola.

Essa metodologia é definida como um conjunto de técnicas de ensino-aprendizagem em que os estudantes, liderados pelo professor, trabalham em pequenos grupos e ajudam-se mutuamente para resolver problemas e alcançar metas coletivas. A parceria entre a UFC e a Seduc estabeleceu-se devido a uma iniciativa inovadora de um programa de extensão da UFC denominado Programa de Educação em Células Cooperativas, protagonizado por estudantes universitários da região em que a escola está localizada.

A escola funciona em período integral e, além das disciplinas da base comum e das disciplinas complementares – como Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Formação para a Cidadania e Projetos Interdisciplinares – oferece disciplinas profissionais para os cursos de Agroindústria, Aquicultura, Informática e Química. A escola também proporciona um curso acadêmico para estudantes que não desejam realizar cursos profissionalizantes. No sentido de estimular a autonomia intelectual dos alunos, há uma carga horária específica para que eles se organizem em grupos de estudo e possam se dedicar a assuntos de seu maior interesse.

PACCE UFCA

Por Eduarda Cavalcanti | Yuri Mota