• CGDA/Prograd divulgada os dados do Censo Estudantil da Graduação 2023.2

15 de outubro de 2024 por

A parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFCA), Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFCA) e Secretaria de Acessibilidade resultou na coleta de informações estratégicas para traçar um perfil socioeconômico de estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA), é o Censo Estudantil da Graduação 2023.2. A sistematização dos dados foi feita por Demétrius Barbosa Cartaxo, da Coordenadoria de Gestão de Dados Acadêmicos (CGDA/Prograd).No total foram registradas as respostas de 4.504 participantes.

➡️ A compilação e acesso aberto aos dados está disponível aqui.

De acordo com as informações coletadas em relação à moradia, o aluguel é a situação habitacional de 43,07% dos(as) estudantes e 69,7% vivem com a família. Além disso, 46,67% vivem na mesma cidade em que estudam e 85,68% estão na zona urbana. Em relação a aspectos voltados à diversidade, os números mostram que 126 estudantes e 17 servidores(as) recebem atendimento pela Secretaria de Acessibilidade (SEACE/UFCA). Um total de 16,94% dos(as) respondentes disseram ter dificuldade de aprendizagem e 8,39% dos(as) alunos(as) informaram ter Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Outro aspecto que merece atenção são os dados relacionados à renda. Um salário mínimo: essa é a renda familiar em 36,23% dos lares de estudantes da UFCA e 25,27% recebem ajuda financeira de parentes, enquanto 18,81% dos(as) respondentes disseram receber bolsas ou auxílios da instituição. Esses dados são importantes para identificar fragilidades, orientar a tomada de decisões por parte da gestão da UFCA, além de planejar ações para evitar evasão e retenção universitária. As informações irão auxiliar também nas decisões sobre ações afirmativas e de acessibilidade.

No Censo Estudantil 2023.2 puderam participar estudante com status ativo, formando, formado ou em Mobilidade no período letivo 2023.2. O período de aplicação foi de 17/11/2023 até 23/04/2024, com o encerramento do período letivo 2023.2. E no momento estão abertas as consultas para o Censo 2024.1. Os(as) estudantes podem enviar as respostas até o dia 05/01/2025, ou seja, a coleta fica aberta durante todo o período letivo 2024.1.