O projeto Pibid/UFCA busca mobilizar o estudo do contexto educacional da região do cariri cearense, promovendo a autonomia no processo de formação inicial e continuada engendrado as demandas da Base Nacional Comum Curricular e das novas diretrizes curriculares para formação de professores, articulando Universidade e Escolas Estaduais e Municipais. Estimulando a criatividade, a inovação e o trabalho coletivo interdisciplinar – Bolsistas, Supervisores, Coordenação de Áreas, aperfeiçoando e estimulando a apropriação dos diferentes espaços de formação (laboratórios, salas de aula, bibliotecas, salas de atividades, o uso de tecnologias, atividades culturais, o uso de ambientes virtuais de ensino, museus de ciência e tecnologia e outros) estruturando a formação de um profissional ético, que esteja pronto para enfrentar os desafios cotidianos da escola e sua diversidade. Para tanto, nos valemos da formação continuada promovida pelos Grupos de Estudo e Pesquisa que perpassam por todo o projeto institucional e pelos subprojetos que compõem o PIBID UFCA, onde promovemos o estudo de referenciais teóricos educacionais que promovam ações junto as questões de ensino e de aprendizagem, buscando solucionar as dificuldades, oportunizando uma educação de qualidade e a formação de professores qualificados e prontos a enfrentar as inquietações do educar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Propiciar aos professores em formação experiências metodológicas, teóricas e práticas com caráter inovador e interdisciplinar, que visam superar as dificuldades encontradas nos processos de ensino e de aprendizagem. Promover a utilização de outras tecnologias para o ensino. Sinalizar para importância do espaço escolar no processo de formação inicial e continuada dos professores. Dinamizar o processo de interdisciplinaridade nas Licenciaturas em Música, Filosofia, Letras Libras, Pedagogia e Ciências da Natureza e Matemática da UFCA. Realizar o intercâmbio entre os saberes produzidos na Universidade e os produzidos no ambiente escolar. Fortalecer as atividades práticas como componentes curriculares nos cursos de licenciatura da UFCA. Fortalecer a curricularização da Extensão. Maximizar os processos de constituição de conhecimento juntos aos estudantes da rede Pública Cearense. Auxiliar as escolas na obtenção de melhores resultados junto aos avaliadores de larga escala (ENEM, PISA e outros). Incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores. Fortalecer as parcerias entre Universidade e Escolas Públicas. Dar continuidade as ações já realizadas no PIBID /UFCA.

I SEMINÁRIO DOS PROGRAMAS ACADÊMICOS DE ENSINO

css.php