• Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID / UFCA

O projeto Pibid/UFCA busca mobilizar o estudo do contexto educacional da região do cariri cearense, promovendo a autonomia no processo de formação inicial e continuada engendrado as demandas da Base Nacional Comum Curricular e das novas diretrizes curriculares para formação de professores, articulando Universidade e Escolas Estaduais e Municipais. Estimulando a criatividade, a inovação e o trabalho coletivo interdisciplinar – Bolsistas, Supervisores, Coordenação de Áreas, aperfeiçoando e estimulando a apropriação dos diferentes espaços de formação (laboratórios, salas de aula, bibliotecas, salas de atividades, o uso de tecnologias, atividades culturais, o uso de ambientes virtuais de ensino, museus de ciência e tecnologia e outros) estruturando a formação de um profissional ético, que esteja pronto para enfrentar os desafios cotidianos da escola e sua diversidade.

Para tanto, nos valemos da formação continuada promovida pelos Grupos de Estudo e Pesquisa que perpassam por todo o projeto institucional e pelos subprojetos que compõem o PIBID UFCA, onde promovemos o estudo de referenciais teóricos educacionais que promovam ações junto as questões de ensino e de aprendizagem, buscando solucionar as dificuldades, oportunizando uma educação de qualidade e a formação de professores qualificados e prontos a enfrentar as inquietações do educar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Propiciar aos professores em formação experiências metodológicas, teóricas e práticas com caráter inovador e interdisciplinar, que visam superar as dificuldades encontradas nos processos de ensino e de aprendizagem.
  • Promover a utilização de outras tecnologias para o ensino.
  • Sinalizar para importância do espaço escolar no processo de formação inicial e continuada dos professores. Dinamizar o processo de interdisciplinaridade nas Licenciaturas em Música, Filosofia, Letras Libras, Pedagogia e Ciências da Natureza e Matemática da UFCA.
  • Realizar o intercâmbio entre os saberes produzidos na Universidade e os produzidos no ambiente escolar.
  • Fortalecer as atividades práticas como componentes curriculares nos cursos de licenciatura da UFCA.
  • Fortalecer a curricularização da Extensão. Maximizar os processos de constituição de conhecimento juntos aos estudantes da rede Pública Cearense.
  • Auxiliar as escolas na obtenção de melhores resultados junto aos avaliadores de larga escala (ENEM, PISA e outros). Incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.
  • Fortalecer as parcerias entre Universidade e Escolas Públicas.
  • Dar continuidade as ações já realizadas no PIBID /UFCA.

PIBID/UFCA (2020-2021)

• Coordenadora institucional: Profa. Dra. Eunice Andrade de Oliveira Menezes