• Prograd divulga resultado da seleção para coordenadores institucionais do PIBID e Residência Pedagógica

  • Voltar
18 de maio de 2022 por 

A professora Francione Charapa, do Instituto de Formação de Educadores (IFE), e o professor Márcio Mattos, do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IISCA) foram selecionados, respectivamente, para as vagas de coordenadores institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal do Cariri. O resultado foi divulgado hoje (18) pela Pró-Reitoria de Graduação da instituição.

Compete à coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) articular e implementar o programa na UFCA, além de dialogar com a rede pública de ensino, acompanhar as atividades e gerir os recursos humanos e orçamentários previstas no projeto.

Já o coordenador da Residência Pedagógica responde pela gestão do programa perante a UFCA, as secretarias de educação e a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES).

De acordo com Márcio Mattos, o PRP prevê um projeto institucional constituído de subprojetos que são organizados em núcleos. Na edição anterior do programa, cada subprojeto deveria ter 24 bolsistas, com possibilidade de 6 voluntários. O preceptor – nome pelo qual é conhecido o professor da escola de educação básica responsável por planejar, acompanhar e orientar os residentes nas atividades desenvolvidas na escola-campo – acompanhava até 10 residentes. “Agora cada subprojeto pode ter no mínimo 15 residentes bolsistas e 3 voluntários. Com isso, cada preceptor deverá acompanhar no máximo 6 residentes”, explica o professor.

Também são atribuições do coordenador institucional cadastrar e atualizar a relação de participantes para o pagamento da bolsa e realizar a gestão desse recurso, além de realizar a articulações com as secretarias de educação e com os diretores das escolas para definir estratégias que viabilizem a participação e a permanência dos professores da educação básica no programa.

O PIBID oferece bolsas aos alunos de cursos presenciais para estágios em escolas de rede pública de ensino. Além de incentivar o magistério nos estudantes do ensino superior, o programa tem por objetivo aproximar secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas.

A Residência Pedagógica é um programa da CAPES. Tem por finalidade promover a formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura das instituições públicas de ensino superior.

Mais informações sobre os programas na UFCA estão disponíveis no site da Cfor.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *